aluguel de maquinas

Aprenda como soldar com eletrodo

Há muitas formas de as pessoas conseguirem soldar materiais metálicos e, infelizmente, nem todo mundo conhececomo soldar com eletrodo.

Na realidade, o mais comum é que as pessoas lembrem da solda tradicional, que parece um ferrinho usado para alisar cabelos. Contudo, a verdade é que saber como soldar com eletrodo é muito útil porque se passa a ter uma opção a mais de solda.

como soldar com eletrodo

Como todos os eletricistas mais experientes sabem, é bem comum que se precise saber como soldar com eletrodo no momento de fazer algum reparo, sem contar que esse sistema também é muito válido para soldas em carros.

Se você nunca ouviu falar em como soldar com eletrodo, aqui está a oportunidade de você saber como isso funciona!

O que é melhor: a solda inversora ou a solda por eletrodos?

Antes de aprender como soldar com eletrodo, é claro que muitos questionam se é mais eficiente usar a solda inversora ou se os eletrodos são os melhores.

Na realidade, isso depende bastante de qual é o tipo de coisa que se quer soldar, ou seja, a solda por eletrodos é mais indicada quando se tem um espaço grande para conectar a outro metal.

Já a solda inversora é mais recomendada nos casos em que se quer soldar alguma coisa menor, como uma pequena peça, um item de eletricidade e coisas desse tipo.

Sendo assim, descobrir como soldar com eletrodo se mostra, mais uma vez, como algo importante porque dá liberdade a quem vai fazer a solda para escolher qual é a ferramenta que será usada.

Algo que anima quem aprender como soldar com eletrodo é que não há muitas diferenças entre os modelos de solda no que diz respeito ao manuseio. Portanto, quem já usou uma solda comum costuma aprender facilmente como usar a que tem eletrodos.

E como soldar dessa forma?

Para quem nem imagina como é que esse processo de solda acontece, é bastante fácil: primeiro, é preciso que o arco que acompanha essa solda, cheio de eletrodos, seja posicionado no local que será soldado.

Assim que a solda for ativada, todos esses eletrodos terão a sua temperatura aumentada e, como consequência, será possível soldar uma superfície maior simultaneamente.

Normalmente, as pessoas costumam escolher essa forma de solda quando têm peças muito extensas para conectar ou quando se trata de um espaço de difícil acesso, no qual seria difícil colocar a solda tradicional.

Cuidado com a solda por eletrodos

Ao falar sobre como soldar com eletrodo, é muito importante prestar atenção aos riscos de queimadura. Inclusive, estes são riscos que podem acontecer quando se manuseia qualquer tipo de solda.

Para evitar tudo isso, o mais recomendado é que se mantenha as luvas na mão e que elas sejam grossas o bastante para oferecer proteção térmica.

Outro detalhe é usar óculos de proteção, considerando que sempre existe a possibilidade de alguma faísca atingir os olhos, o que é bastante perigoso.

Vale a pena sempre se informar sobre o estado da solda que se vai usar e dar preferência àquelas que são de marcas mais confiáveis.

Contar com um retificador de solda é muito importante

Quando se entende mais sobre como soldar com eletrodo, pode-se perceber o quanto a estabilidade da corrente elétrica é fundamental. Afinal, se a energia ficar perdendo força constantemente, a solda falha e o processo de soldagem não fica adequado.

É por isso que os profissionais costumam recorrer ao retificador de solda , que é um equipamento muito comum e que ajuda a garantir que a energia se mantenha durante a soldagem.

Quer saber como soldar com eletrodo? Visita agora o nosso https://catalinfertu.com!

Deixe um comentário